PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DOS SEUS FILHOS NO CANTO CORAL

Autores

  • Angélica Zanettini UFFS- Universidade Federal Fronteira Sul

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Criança, Adolescente, Música, Família.

Resumo

Introdução: As crianças e os adolescentes estão vulneráveis a diversas situações e necessitam ter seu espaço de assistência, principalmente na promoção da saúde, pois o direito à saúde é uma prerrogativa constitucional a todo cidadão. E uma das maneiras de promover a saúde, é através da música, que pode ser utilizada no cuidado de enfermagem e empregada como ferramenta para trazer conforto, diminuir a dor, facilitar a comunicação e a relação cliente-profissional de saúde, tornando o cuidado mais humanizado, além de diminuir a ansiedade, ofertando efeitos positivos tanto no lazer, como ao reforçar laços afetivos e sociais (SALES et al, 2011). A música contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional, afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais, melhorando na capacidade de administrar informações em conflito (MELLO, 2011). E dentre as várias possibilidades de trabalho musical, pode-se citar o canto coral como um veículo de disseminação dos benefícios atribuídos à música, tais como maior socialização, desembaraço, trabalho em equipe, ajuda na organização e sincronia no trabalho, no divertimento, comunicação, concentração e autoconfiança dos membros participantes da atividade (CARMINATTI e KRUG, 2010). Objetivo: Conhecer a percepção da família sobre a utilização da música como instrumento de promoção da saúde das crianças e adolescentes participantes de um coral no município de Chapecó-SC, desvendando o conceito de saúde e os efeitos da música no viver das crianças e adolescentes. Método: Trata-se de um projeto de pesquisa, desenvolvido por acadêmicas e docente do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS/SC), aprovado no Edital n. 281/ UFFS 2015, sendo uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no município de Chapecó-SC, na Escola Básica Valesca C. R. Parizotto, do bairro Jardim América, onde já existe vínculo entre pesquisadoras e escola, através da atuação do Projeto de Extensão “Promovendo a saúde da criança e do adolescente através da música”, desde o ano de 2014, com grande apoio da equipe escolar e comunidade. Os sujeitos da pesquisa foram as famílias das crianças e adolescentes, que participam das atividades semanais do Coral Encanto. A coleta dos dados foi realizada no mês de novembro de 2015, através de um encontro para realização do grupo focal com os pais ou responsáveis dos participantes do coral. Salienta-se que só iniciou a coleta dados após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da UFFS e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos participantes da pesquisa. Foi utilizado um guia de temas, abordando os objetivos da pesquisa, para favorecer a discussão e servir como roteiro, facilitando a condução do coordenador no trabalho grupal. Durante a pesquisa foi utilizado nomes fictícios de instrumentos musicais, reforçando o sigilo e o anonimato, fazendo também uma analogia com a música. A análise e interpretação dos dados foi baseada em algumas etapas da análise de conteúdo de Bardin (2009), sendo um conjunto de técnicas de análise das comunicações, com intuito de obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção destas mensagens (BARDIN, 2009). A partir de então, passamos a classificar e a agregar os dados de acordo com suas particularidades, surgindo as categorias: A percepção do familiar sobre a utilização da música na promoção da saúde da criança; e A percepção do familiar sobre a utilização da musica na promoção da saúde do adolescente. Resultados e Discussões: Quanto a percepção do familiar sobre a utilização da música na promoção da saúde da criança, evidenciou-se que a música atua em aspectos essenciais para o desenvolvimento integral e saudável na infância, evidenciando que a música é capaz de atuar na organização, comprometimento, comportamento, sociabilidade e na saúde mental e física dos coralistas. Além dos benefícios diretos às crianças, o canto coral também promove benefícios indiretos às suas famílias, principalmente em relação à saúde mental e ao convívio familiar. E quanto aos adolescentes, percebeu-se que o canto coral também contribui no desenvolvimento e crescimento, envolvendo diversos aspectos como a saúde, o entretenimento, a cultura, o lazer, a integração entre os coralistas, diversão, felicidade, entre outros, destacando-se como uma importante ferramenta para promover a saúde desta clientela. A utilização da música através do coral contribui para tornar o espaço escolar mais atraente, divertido e agradável, facilitando aos adolescentes a expressão de seus sentimentos e suas emoções, a superação de seus limites, de interação, comunicação e relação. Conclusão: A música influencia positivamente o desenvolvimento integral e saudável da criança e do adolescente, pois através da participação no canto coral, a família percebeu melhorias na organização, comprometimento, comportamento, sociabilidade e na saúde mental e física dos seus filhos(as). Este estudo, além de comprovar os benefícios da música na saúde das pessoas, ainda apresenta o canto coral como um instrumento de trabalho para enfermeiros e demais profissionais da área, pois promover a saúde de uma população requer inovação, criatividade e comprometimento com a comunidade. No entanto, há escassa produção científica sobre a utilização da música como instrumento de promoção da saúde, ficando como sugestão a realização de novas pesquisas abordando a temática.

Palavras-chave: Promoção da saúde; Criança; Adolescente; Música; Família.

Financiamento: Este projeto de pesquisa é realizado com o financiamento da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

Biografia do Autor

  • Angélica Zanettini, UFFS- Universidade Federal Fronteira Sul
    Estudante de Graduação do curso de Enfermagem da UFFS

Referências

REFERÊNCIAS

- Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

- Carminatti, JS, Krug JS. A prática de canto coral e o desenvolvimento de habilidades sociais. Pensamiento Psicológico. Cali, Colômbia; 2010. p. 81-96.

- Mello, M.I.S.A. A música como Instrumento de Intervenção Psicopedagógica. Venletrarte, anais. 2011

- Sales CA, Silva VA, Pilger C, Marcon SS. A música na terminalidade humana: concepções dos familiares. São Paulo: USP: Rev Esc Enferm USP; 2011. p.138-45.

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Publicado

26-09-2016