PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DOS SEUS FILHOS NO CANTO CORAL

  • Angélica Zanettini UFFS- Universidade Federal Fronteira Sul
Palavras-chave: Promoção da saúde, Criança, Adolescente, Música, Família.

Resumo

Introdução: As crianças e os adolescentes estão vulneráveis a diversas situações e necessitam ter seu espaço de assistência, principalmente na promoção da saúde, pois o direito à saúde é uma prerrogativa constitucional a todo cidadão. E uma das maneiras de promover a saúde, é através da música, que pode ser utilizada no cuidado de enfermagem e empregada como ferramenta para trazer conforto, diminuir a dor, facilitar a comunicação e a relação cliente-profissional de saúde, tornando o cuidado mais humanizado, além de diminuir a ansiedade, ofertando efeitos positivos tanto no lazer, como ao reforçar laços afetivos e sociais (SALES et al, 2011). A música contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional, afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais, melhorando na capacidade de administrar informações em conflito (MELLO, 2011). E dentre as várias possibilidades de trabalho musical, pode-se citar o canto coral como um veículo de disseminação dos benefícios atribuídos à música, tais como maior socialização, desembaraço, trabalho em equipe, ajuda na organização e sincronia no trabalho, no divertimento, comunicação, concentração e autoconfiança dos membros participantes da atividade (CARMINATTI e KRUG, 2010). Objetivo: Conhecer a percepção da família sobre a utilização da música como instrumento de promoção da saúde das crianças e adolescentes participantes de um coral no município de Chapecó-SC, desvendando o conceito de saúde e os efeitos da música no viver das crianças e adolescentes. Método: Trata-se de um projeto de pesquisa, desenvolvido por acadêmicas e docente do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS/SC), aprovado no Edital n. 281/ UFFS 2015, sendo uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no município de Chapecó-SC, na Escola Básica Valesca C. R. Parizotto, do bairro Jardim América, onde já existe vínculo entre pesquisadoras e escola, através da atuação do Projeto de Extensão “Promovendo a saúde da criança e do adolescente através da música”, desde o ano de 2014, com grande apoio da equipe escolar e comunidade. Os sujeitos da pesquisa foram as famílias das crianças e adolescentes, que participam das atividades semanais do Coral Encanto. A coleta dos dados foi realizada no mês de novembro de 2015, através de um encontro para realização do grupo focal com os pais ou responsáveis dos participantes do coral. Salienta-se que só iniciou a coleta dados após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da UFFS e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos participantes da pesquisa. Foi utilizado um guia de temas, abordando os objetivos da pesquisa, para favorecer a discussão e servir como roteiro, facilitando a condução do coordenador no trabalho grupal. Durante a pesquisa foi utilizado nomes fictícios de instrumentos musicais, reforçando o sigilo e o anonimato, fazendo também uma analogia com a música. A análise e interpretação dos dados foi baseada em algumas etapas da análise de conteúdo de Bardin(2009), sendo um conjunto de técnicas de análise das comunicações, com intuito de obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção destas mensagens (BARDIN, 2009). A partir de então, passamos a classificar e a agregar os dados de acordo com suas particularidades, surgindo as categorias: A percepção do familiar sobre a utilização da música na promoção da saúde da criança; e A percepção do familiar sobre a utilização da musica na promoção da saúde do adolescente. Resultados e Discussões: Quanto a percepção do familiar sobre a utilização da música na promoção da saúde da criança, evidenciou-se que a música atua em aspectos essenciais para o desenvolvimento integral e saudável na infância, evidenciando que a música é capaz de atuar na organização, comprometimento, comportamento, sociabilidade e na saúde mental e física dos coralistas. Além dos benefícios diretos às crianças, o canto coral também promove benefícios indiretos às suas famílias, principalmente em relação à saúde mental e ao convívio familiar. E quanto aos adolescentes, percebeu-se que o canto coral também contribui no desenvolvimento e crescimento, envolvendo diversos aspectos como a saúde, o entretenimento, a cultura, o lazer, a integração entre os coralistas, diversão, felicidade, entre outros, destacando-se como uma importante ferramenta para promover a saúde desta clientela. A utilização da música através do coral contribui para tornar o espaço escolar mais atraente, divertido e agradável, facilitando aos adolescentes a expressão de seus sentimentos e suas emoções, a superação de seus limites, de interação, comunicação e relação. Conclusão: A música influencia positivamente o desenvolvimento integral e saudável da criança e do adolescente, pois através da participação no canto coral, a família percebeu melhorias na organização, comprometimento, comportamento, sociabilidade e na saúde mental e física dos seus filhos(as). Este estudo, além de comprovar os benefícios da música na saúde das pessoas, ainda apresenta o canto coral como um instrumento de trabalho para enfermeiros e demais profissionais da área, pois promover a saúde de uma população requer inovação, criatividade e comprometimento com a comunidade. No entanto, há escassa produção científica sobre a utilização da música como instrumento de promoção da saúde, ficando como sugestão a realização de novas pesquisas abordando a temática.

Palavras-chave: Promoção da saúde; Criança; Adolescente; Música; Família.

Financiamento: Este projeto de pesquisa é realizado com o financiamento da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

Biografia do Autor

Angélica Zanettini, UFFS- Universidade Federal Fronteira Sul
Estudante de Graduação do curso de Enfermagem da UFFS

Referências

REFERÊNCIAS

- Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

- Carminatti, JS, Krug JS. A prática de canto coral e o desenvolvimento de habilidades sociais. Pensamiento Psicológico. Cali, Colômbia; 2010. p. 81-96.

- Mello, M.I.S.A. A música como Instrumento de Intervenção Psicopedagógica. Venletrarte, anais. 2011

- Sales CA, Silva VA, Pilger C, Marcon SS. A música na terminalidade humana: concepções dos familiares. São Paulo: USP: Rev Esc Enferm USP; 2011. p.138-45.

Publicado
26-09-2016