UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL ACERCA DOS ESTUDOS SOBRE PROCESSO DECISÓRIO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • Joice Bamberg Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Lara Basso Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Processo Decisório, Sistemas de Informação, Levantamento Bibliográfico

Resumo

1 Introdução

A área da administração enquanto ciência, no Brasil, se expandiu significativamente nas últimas décadas. Vide por exemplo, o Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (EnANPAD), no qual, em 1997, em sua XXI edição, foram apresentados duzentos e quarenta e quatro trabalhos. Essa expansão é corroborada por Cirani, Da Silva e Campanário (2012), que discutem a evolução do ensino da pós-graduação estrito senso em Administração no Brasil. Neste processo, novas áreas, como Administração de Sistemas de Informação, conquistaram espaço, possivelmente por demandas das organizações, envolvimento de pesquisadores ou, até mesmo, pela curiosidade científica.

 

2 Objetivo

O objetivo deste estudo é analisar comparativamente e evolucionariamente a produção científica nacional sobre processo decisório em Sistemas de Informação (SI), nos eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD): EnANPAD e EnADI.

 

3 Metodologia

O estudo é descritivo e quantitativo. A população abrange os artigos expostos no EnADI, nas edições de 2007, 2009, 2011 e 2013; e aqueles publicados na área temática Administração da Informação do EnANPAD, no período 1999-2014. Diante da acepção da população da pesquisa, obteve-se a seleção da amostra do estudo. Nas quais as palavras de filtro utilizadas para a seleção da amostra foram “decisão” e “decisório”, contidas no título e/ou resumo do artigo. Conforme destacado em Löbler, Visentini e Ferreira (2011), a busca no título se justifica na medida em que o mesmo deve traduzir fielmente o conteúdo central do artigo, ser conciso e informativo.

Ao total, foram selecionados 194 artigos, submetidos ao processo de leitura dos resumos para identificação da adequação ao propósito do estudo, resultando na amostra final desta pesquisa é de 124 artigos, no entanto para análise dos artigos, 86 são do EnANPAD e 38 do EnADI. Para atingir o objetivo proposto, a análise dos resultados focou na discussão referente à estratégia metodológica onde utilizou-se quantitativos, qualitativos ou multimétodo, quando ambas as estratégias são utilizadas

 

4 Resultados e Discussão

A análise deste trabalho abrangeu 124 artigos extraídos dos anais dos últimos dezesseis anos do EnANPAD e das quatro edições do EnADI. Com esses artigos apostos percebeu-se que no EnANPAD, 46,5% adotaram a estratégia quantitativa, 33,7% a estratégia qualitativa e 19,8% ambas as estratégias. Tal resultado vai de encontro ao referenciado por Rossoni e Hocayen-da-Silva (2007), quando da análise da produção científica em administração da informação dos artigos publicados nos anais do EnANPAD, entre os anos de 2001 e 2006, encontrando 52% qualitativo, 44% quantitativo e 4% multimétodo.

Já na análise realizada pelas edições do EnADI, não se encontra um padrão, quando se analisam os trabalhos, obtendo-se uma maior proporção de estratégias qualitativas (39,5%), seguida da quantitativa (31,6%) e da multimétodo (28,9%). Por ser o EnADI um evento específico da área de SI, pode ser que haja certa tendência de suas publicações buscarem discorrer mais detalhadamente sobre a complexidade do problema investigado, através da análise aprofundada da interação de certas variáveis, característica dos estudos qualitativos.

Também observou-se a relação entre número de artigos publicados e número de autores por artigo, percebendo-se a predominância de artigos com dois autores em ambos os eventos, resultando em uma média de 2,53 autores por artigo no EnANPAD e 2,61 autores por artigo no EnADI. Espartel et al. (2013, p. 90) destacam a vantagem da publicação em coautoria, afirmando que “por meio da colaboração científica, a academia brasileira de Administração pode almejar novos patamares na academia mundial e a qualificação da pesquisa”. Diante disso o processo decisório em ADI pode ser ampliado, ao se analisar a evolução dos vínculos de publicação ao longo dos anos, verifica-se que a partir do ano de 2005 são 5 autores em cada artigo, muitas vezes sendo desenvolvidos trabalhos com 4 autores.

5 Conclusão

O estudo torna-se relevante perante a escassez de pesquisas de cunho bibliométrico que abranjam essa área do conhecimento e a importância do mesmo para o desenvolvimento da ciência da Administração, bem como do campo dos SI, uma vez que estes são essenciais para o suporte da gestão organizacional. Ao caracterizarem-se as publicações sobre processo decisório em ADI constatou-se, primeiramente, a predominância de artigos com dois e três autores em ambos os eventos, além do crescimento acentuado nos trabalhos em coautoria, a partir do ano de 2005. Para pesquisas futuras, sugere-se que sejam avaliados também outros eventos da área de administração, além dos já investigados, a fim de identificar a evolução dos estudos acerca de processo decisório nas áreas de tecnologia da informação e sistemas de informação.

Referências

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice hall, 2002.

CIRANI, C. B. S.; SILVA, H. H. M.; CAMPANARIO, M. A. A evolução do ensino da pós-graduação estrito senso em Administração no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 6, p. 765-783, 2012.

ESPARTEL, L. B; BASSO, K.; CALLEGARO, A. R. C.; VISENTINI, M. S.; TOMAZELLI, J. B. Colaboração científica em administração: análise das publicações em coautoria no Brasil no período 2000-¬2010. RGO-Revista Gestão Organizacional (Online), v.6, p.77 ¬ 92, 2013.

LÖBLER, M. L. VISENTINI, M. S.; FERREIRA, A. C. Transversalidade entre Cognição e Sistemas de Informação: um mapeamento dos principais periódicos internacionais. Organizações & Sociedade, Salvador, v.18, n.56, p. 153-173, 2011.

ROSSONI, L.; HOCAYEN-DA-SILVA, A. J. Administração da Informação: A Produção Científica Brasileira entre 2001 e 2006. I ENCONTRO DA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 2007. Anais... Florianópolis: EnADI, 2007.

Publicado
31-08-2016