EMBALAGEM ATIVA PARA PRESERVAÇÃO DE COR DE CARNE VERMELHA
Palavras-chave:
Corantes naturais, Antocianinas, Indicador de pH, Embalagens inteligentes, Filmes biodegradáveisResumo
O desenvolvimento de embalagens inteligentes e biodegradáveis representa uma alternativa promissora para o monitoramento da qualidade de alimentos. Este estudo teve como objetivo avaliar extratos naturais como indicadores de pH e sua aplicação em filmes biodegradáveis à base de amido. Foram avaliados extratos de repolho roxo e flor da fada (Clitoria ternatea), preparados em etanol acidificado, quanto à sensibilidade às variações de pH entre 1 e 10, por análise visual e espectroscopia UV-Vis. Os filmes foram elaborados com amidos de mandioca e milho, glicerol e extratos naturais, sendo avaliados quanto à cor, solubilidade e espessura. O extrato de repolho roxo apresentou alterações de coloração de rosa em meio ácido para azul e verde em condições alcalinas, enquanto o extrato de Clitoria ternatea apresentou variação de vermelho/rosa, roxo, azul e verde conforme o pH. A mistura dos extratos apresentou comportamento semelhante ao extrato de Clitoria ternatea. Os filmes apresentaram solubilidade em água de 36,13% e espessura média de 0,149 mm. Os resultados indicam potencial dos extratos para o desenvolvimento de filmes indicadores de pH destinados a embalagens inteligentes. A validação em alimentos e a avaliação microbiológica são necessárias para confirmar sua aplicabilidade no monitoramento do frescor de produtos cárneos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

