DOENÇAS DE FINAL DE CICLO: EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS E IMPACTOS NA PRODUTIVIDADE DE SOJA CULTIVADA EM ERECHIM - RS
Palavras-chave:
Glycine max L. Merrill, patógenos, desfolha, controle químico, antagonistasResumo
As doenças de final de ciclo (DFCs) podem comprometer a produtividade da soja, sendo necessário avaliar estratégias eficientes de manejo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a severidade das DFCs e os efeitos do uso de fungicidas químicos e biológicos sobre o rendimento e a produtividade da soja em Erechim-RS. O experimento foi conduzido na safra 2025/2026, em delineamento de blocos casualizados, com 10 tratamentos e 3 repetições, utilizando a cultivar BMX Zeus IPRO. Foram avaliados fungicidas sistêmicos isolados ou associados ao clorotalonil, a fungicidas biológicos à base de Bacillus spp. e um programa padrão. Determinaram-se a severidade das doenças, a desfolha, o peso de mil grãos, o número de vagens e grãos por planta e a produtividade. A associação de fungicidas sistêmicos ao clorotalonil ou a Bacillus spp. reduziu a severidade das DFCs e proporcionou maior produtividade em relação à testemunha. Os tratamentos T10, T2 e T3 destacaram-se em produtividade, enquanto o manejo com Bacillus spp. apresentou desempenho semelhante ao clorotalonil, indicando potencial como alternativa no manejo das DFCs nas condições avaliadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

