PRODUÇÃO DE ETANOL UTILIZANDO MICROALGAS DE DIFERENTES FONTES COMO SUBSTRATOS
Palavras-chave:
Bioetanol, Hidrólise Enzimática , Planejamento de ExperimentosResumo
Os efluentes da suinocultura representam um importante desafio ambiental devido às elevadas concentrações de nutrientes e de matéria orgânica, podendo comprometer a qualidade dos corpos d'água e a biodiversidade (Zheng et al., 2026). Como alternativa sustentável, as microalgas destacam-se pela capacidade de remover nitrogênio e fósforo e de produzir biomassa rica em compostos de interesse, conciliando a biorremediação de efluentes com a valorização de resíduos, em conformidade com a economia circular (Soto-Ramírez et al., 2021). Entretanto, sua utilização em processos fermentativos requer pré-tratamento para superar a resistência da parede celular e aumentar a disponibilidade dos compostos intracelulares (Günerken et al., 2015). Entre esses compostos, destaca-se o amido de reserva, cuja hidrólise pela α-amilase disponibiliza açúcares fermentescíveis para o metabolismo da levedura Wickerhamomyces sp., permitindo a conversão da biomassa residual em metabólitos e enzimas de interesse biotecnológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

