ESTUDO DA MEMÓRIA HÍDRICA EM Phaseolus vulgaris L. CRESCENDO SOB DÉFICIT HÍDRICO
Palavras-chave:
Estresse abiótico, plasticidade fisiológica , priming, tolerância à secaResumo
O déficit hídrico é um dos principais fatores limitantes da produtividade do feijão (Phaseolus vulgaris L.), comprometendo processos fisiológicos e produtivos. O objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações morfológicas e fisiológicas de duas variedades de feijão (Regional e Guabiju) submetidas ao déficit hídrico. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 × 2, com cinco repetições. Aos 40 dias após a semeadura, foram avaliadas as trocas gasosas, a fluorescência da clorofila e os componentes de produtividade. O déficit hídrico reduziu a transpiração, a condutância estomática, a taxa fotossintética líquida e a eficiência do uso da água. A variedade Regional apresentou maior condutância estomática e eficiência do uso da água em relação à Guabiju, indicando maior eficiência fisiológica. Além disso, o déficit hídrico reduziu os componentes de produtividade, com efeito mais pronunciado na variedade Guabiju, que apresentou menor número médio de grãos por vagem e menor número total de grãos por planta. Os resultados indicam maior estabilidade fisiológica da variedade Regional sob condições de restrição hídrica, evidenciando maior potencial de adaptação à seca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

