PERFIL DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ADULTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: PREVALÊNCIA E PRINCIPAIS DETERMINANTES
Palavras-chave:
Saúde Pública, Doença Crônica, EpidemiologiaResumo
Este estudo analisou o perfil epidemiológico e os fatores associados à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) em 908 adultos (20 a 59 anos) atendidos na Atenção Primária à Saúde (APS) em Passo Fundo/RS. A prevalência de HAS encontrada foi de 39,5% (n = 359). Entre os hipertensos, predominaram mulheres (75,8%), pessoas brancas (59,9%), indivíduos com companheiro (66,6%), residentes com três ou mais pessoas (63,8%), trabalhadores ativos (61,6%) e pessoas com ensino médio ou superior (51,8%).
Destaca-se a alta prevalência de hábitos não saudáveis e comorbidades cardiometabólicas, como sedentarismo (61,6%), obesidade (42,9%), hipercolesterolemia (40,7%), etilismo (30%), hipertrigliceridemia (27,9%), diabetes (26,5%) e tabagismo (19%). Além disso, 27,2% relataram polifarmácia (uso de cinco ou mais medicamentos).
A HAS apresentou associação estatisticamente significativa com menor escolaridade, atividade remunerada, inatividade física, consumo de álcool, comorbidades metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemias), histórico de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e polifarmácia (p ≤ 0,03).
Os achados reforçam que a HAS integra um espectro complexo de disfunção cardiometabólica, exigindo que o manejo na APS vá além do simples controle pressórico, adotando abordagens interdisciplinares voltadas à mudança de estilo de vida e mitigação global de riscos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

