MANUTENÇÃO DE ANFÍBIOS E PEIXES EM LABORATÓRIO: PRÁTICAS E PROTOCOLOS
Palavras-chave:
Danio rerio; Physalaemus cuvieri, Bem-estarResumo
O estudo teve como objetivo documentar os protocolos de criação e manutenção de Danio rerio e Physlaemus cuvieri no Laboratório de Ecologia e Conservação (LABECO) da UFFS - Campus Erechim e avaliar as condições adequadas para a sobrevivência e bem-estar dos animais. Para D. rerio foram realizados e documentados os protocolos de criação e manutenção já utilizados no laboratório. Para P. cuvieri além da documentação dos protocolos de criação, foram realizados três experimentos para avaliar diferentes tipos de alimentações, pH e oxigênio dissolvido. Os resultados mostraram que a alimentação de espinafre + ração proporcionou maior comprimento dos girinos, enquanto o índice de massa corporal (IMC) foi maior nos grupos alimentados somente com alface e com espinafre + ração. O pH ácido reduziu significativamente a sobrevivência. Não houve diferença estatística entre os níveis de oxigênio dissolvidos testados., embora a menor concentração tenha apresentado maior mortalidade. A documentação dos protocolos e o manejo adequado contribuem para o bem estar do Danio rerio e do Physlaemus cuvieri, organismos modelos importantes para a pesquisa científica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

