GERAÇÃO DE CÓDIGO DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO MODELOS DE LINGUAGEM AMPLA (LLMS)
Palavras-chave:
Compilador, LLM, Geração de código, Fuzzing, Teste diferencialResumo
Este trabalho investiga o uso de Modelos de Linguagem Ampla (LLMs) na geração de código, e seu emprego para aprimorar o teste de compiladores. Compiladores são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de software, e seu bom funcionamento é imprescindível para a segurança do ecossistema de software. Abordagens tradicionais de geração de código enfrentam desafios como implementação complexa e pouco generalista, enquanto LLMs surgem como sistemas estatísticos de predição, treinados em grandes corpora de texto, incluindo código-fonte. Para avaliar a eficácia do emprego de LLMs em tarefas de teste de compiladores, o estudo adotou uma abordagem dupla: uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e o desenvolvimento de uma ferramenta de fuzzing diferencial para compiladores da linguagem Go, que utiliza um LLM para gerar código usado como casos de teste.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).