INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: HORIZONTES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NA ERA DIGITAL
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Inteligência Artificial Generativa, ensino de línguasResumo
Esta pesquisa explora as aplicações e os desafios da Inteligência Artificial (IA) no ensino de línguas, buscando caminhos para uma integração crítica e significativa ao fazer pedagógico. A partir de uma metodologia qualitativa e aplicada, articulou-se revisão bibliográfica, netnografia e testes experimentais com as IAs ChatGPT, Gemini e Deep Seek na elaboração de materiais para o ensino de espanhol. Os resultados indicam que, embora as ferramentas otimizem tarefas docentes, tendem a produzir respostas genéricas e a reforçar visões culturais dominantes, exigindo uma curadoria humana precisa. A eficácia da tecnologia demonstrou-se diretamente dependente da intervenção do professor, que atua como mediador e analista crítico do conteúdo gerado, notando-se uma melhora substancial na qualidade das respostas quando as IAs são alimentadas com materiais de referência. Conclui-se que a IA se firma como uma potente ferramenta de apoio, reforçando a centralidade do educador como curador e arquiteto de experiências de aprendizagem. Para a sua real efetivação, aponta-se como fundamental o investimento na formação docente, capacitando profissionais para um diálogo consciente e crítico com essas novas tecnologias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).