INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: HORIZONTES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NA ERA DIGITAL

Autores

  • Oldison de Moura Klock UFFS/Cerro Largo
  • Marcus Vinícius Liessem Fontana Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Inteligência Artificial Generativa, ensino de línguas

Resumo

Esta pesquisa explora as aplicações e os desafios da Inteligência Artificial (IA) no ensino de línguas, buscando caminhos para uma integração crítica e significativa ao fazer pedagógico. A partir de uma metodologia qualitativa e aplicada, articulou-se revisão bibliográfica, netnografia e testes experimentais com as IAs ChatGPTGemini e Deep Seek na elaboração de materiais para o ensino de espanhol. Os resultados indicam que, embora as ferramentas otimizem tarefas docentes, tendem a produzir respostas genéricas e a reforçar visões culturais dominantes, exigindo uma curadoria humana precisa. A eficácia da tecnologia demonstrou-se diretamente dependente da intervenção do professor, que atua como mediador e analista crítico do conteúdo gerado, notando-se uma melhora substancial na qualidade das respostas quando as IAs são alimentadas com materiais de referência. Conclui-se que a IA se firma como uma potente ferramenta de apoio, reforçando a centralidade do educador como curador e arquiteto de experiências de aprendizagem. Para a sua real efetivação, aponta-se como fundamental o investimento na formação docente, capacitando profissionais para um diálogo consciente e crítico com essas novas tecnologias.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Campus Cerro Largo