MIGRAÇÕES NA SALA DE AULA: ESTUDANTES IMIGRANTES VENEZUELANOS E O ENSINO DE HISTÓRIA NO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Maria Valentina Diaz Machado E.E.B Tancredo de Almeida Neves
  • Maristella Müller Drews E.E.B. Tancredo de Almeida Neves
  • Vicente Neves da Silva Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Migrações, Educação, Venezuela, Oeste Catarinense

Resumo

Esta comunicação apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre a presença de estudantes imigrantes venezuelanos nas escolas de Santa Catarina, com foco na dimensão quantitativa. A análise baseou-se nos microdados do Censo Escolar, considerando a evolução das matrículas de estudantes imigrantes entre 2016 e 2023. Os dados revelam crescimento expressivo das matrículas de imigrantes no estado, com destaque para os venezuelanos, que a partir de 2019 se tornaram a nacionalidade com maior número de registros. A distribuição regional evidencia a importância do Oeste de Santa Catarina (Região Geográfica Intermediária de Chapecó), que concentrou 43,1% das matrículas de estudantes venezuelanos em 2023, associada à demanda por mão de obra da agroindústria frigorífica. Conclui-se que os dados quantitativos apontam para a consolidação de Santa Catarina como destino de estudantes imigrantes, em especial os venezuelanos, o que reforça a necessidade de estudos sobre as implicações desse fenômeno no cotidiano escolar e nas práticas pedagógicas.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Chapecó