INTEROPERABILIDADE DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA: OS TERRITÓRIOS COMO REFERÊNCIA PARA A MODELAGEM DE PROCESSOS

Autores

  • Ramon de Jesus Pereira UFFS
  • Adriana Remião Luzardo

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Interoperabilidade. Saúde Coletiva. Saúde Digital. Vigilância em Saúde.

Resumo

A Vigilância em Saúde (VISA) consiste no processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos de saúde. Deste modo, visa o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública como a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, de forma a propiciar proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos e agravos. A Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) tem função essencial no Sistema Único de Saúde (SUS), atuando em todos os níveis de atenção à saúde, com serviços relacionados à produção e circulação de bens de consumo e tecnologias relacionadas à saúde. Pode-se dizer que a PNVS possui quatro vertentes: vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância sanitária e vigilância em saúde do trabalhador. Assim, destaca-se a importância da temática e o potencial de contribuição para o sistema de saúde, pois a VISA alinha-se com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS (BRASIL, 2018).

A necessidade de descentralização das ações de vigilância é tema discutido e abordado pelos principais documentos norteadores do SUS. Tal mudança na direção de implantação da política prevê alguns desafios no sentido de buscar a integração entre áreas fundamentais, como é o caso da APS - Atenção Primária à Saúde (COSTA et al., 2020).

Esta investigação insere-se no campo da Saúde Coletiva, numa proposta de intervenção de saúde digital com foco na gestão do cuidado frente à inovação e às tecnologias em saúde para interoperabilidade. A partir disso, surgiu a pergunta de pesquisa: Como se dão as ações de Vigilância em Saúde com Atenção Primária à Saúde (APS) nos territórios? 

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Campus Chapecó