INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO:
UMA PESQUISA DE ESTADO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Internacionalização, Pós-graduação, Estado do ConhecimentoResumo
O presente estudo tem como foco de interesse a Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil. O recorte aqui apresentado objetiva retratar um panorama das pesquisas recentes publicadas em teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) através da realização de uma pesquisa de Estado do Conhecimento (Morosini; Kohls-Santos; Bittencourt, 2021), apontando as principais tendências metodológicas e temáticas nos estudos sobre Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil. Após busca avançada na BDTD, utilizando os descritores “Internacionalização” e “Pós-Graduação”, foram encontradas 46 teses e dissertações publicadas sobre o assunto. Ao realizar leitura dos resumos dos trabalhos e submetê-los às etapas de uma pesquisa de Estado do Conhecimento, pode-se afirmar que as pesquisas, quanto aos aspectos metodológicos, são, em sua maioria, qualitativas oriundas de análises documentais e pesquisas de campo com uso de questionários e de entrevistas com discentes, docentes e coordenadores de PPG, caracterizando-se predominantemente como estudos de caso em universidades federais, sendo analisadas por instituição, por região ou por áreas do conhecimento. Os resultados apontam também que as principais tendências temáticas nestes estudos podem ser organizadas em duas categorias analíticas: (i) concepções sobre Internacionalização na perspectiva dos sujeitos envolvidos nos PPG; e (ii) estratégias/ações de internacionalização adotadas pelos PPG.
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