DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS DE AMIDO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS
Palavras-chave:
Resíduos lignocelulósicos, resistência a tração, amido.Resumo
As embalagens expandidas de amido são materiais renováveis e biodegradáveis o que as torna uma alternativa em relação ao uso do poliestireno expandido (EPS). Contudo, características como resistência à água, resistência à tração e flexão, e boa flexibilidade são fundamentais para embalagens no geral e em especial as alimentícias, sendo que para espumas de amido essas características são ausentes ou apresentam pouca efetividade em comparação com as originárias à base de petróleo. Além disso, a luta pela sustentabilidade da cadeia produtiva de alimentos envolve a utilização de resíduos agroindustriais, principalmente para os resíduos de origem vegetal, pois são ricos em compostos lignocelulósicos influenciando positivamente nas propriedades mecânicas das embalagens expandidas de amido. Diante disso objetivou-se a avaliação da influência da borra de café, casca de monguba e serragem de pinus em bandejas expandidas de amido produzidas por expansão térmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).