Comparação entre dois diferentes sistemas de irrigação localizada na cultura do Mirtileiro em sistema de produção orgânica
Palavras-chave:
Vaccinium corymbosum L., gotejamento, flechaResumo
O cultivo do mirtileiro (Vaccinium corymbosum L.) tem crescido no Brasil, mas enfrenta desafios de adaptação a solos e climas diferentes de sua origem. A cultivar ‘Biloxi’, por exigir poucas horas de frio, mostra bom potencial em regiões de inverno ameno, especialmente em sistemas fora do solo, que dependem de irrigação eficiente.
O trabalho avaliou dois métodos de irrigação localizada – gotejamento e sistema flecha/aranha – no cultivo orgânico de mirtilos em vasos, conduzido em estufa na UFFS. Durante cinco meses, mediram-se número de frutos, massa e diâmetro.
Os resultados mostraram desempenho superior do sistema flecha/aranha em todas as variáveis, com maior número de frutos e maior tamanho, principalmente em novembro de 2024. Assim, conclui-se que esse sistema se mostrou mais eficiente que o gotejamento para a cultivar ‘Biloxi’ em cultivo orgânico protegido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).