COMPATIBILIDADE DE USO DOS BIOINSUMOS COM CONTROLE FÍSICO DE PRAGAS – “DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE LUZ UV-C”
Palavras-chave:
Radiação UV-C, Brevicoryne brassicae, Taxa de mortalidadeResumo
O estudo avaliou a eficácia da radiação UV-C como método físico de controle de Brevicoryne brassicae (pulgão da couve), por meio da aplicação de diferentes tempos de exposição e frequências de aplicação. Os experimentos, conduzidos em condições laboratoriais, demonstraram que o aumento do tempo de exposição à radiação promoveu incremento progressivo da mortalidade da praga, sendo este efeito potencializado pela aplicação sequencial. O uso de três lâmpadas resultou em maior eficiência inicial em comparação ao uso de uma, mas em ambos os casos a mortalidade atingiu valores próximos a 96% após aplicações repetidas. Os resultados evidenciam o potencial da radiação UV-C como tecnologia alternativa e sustentável para o manejo de pragas, validando parcialmente o protótipo desenvolvido e apontando perspectivas para sua avaliação em condições de campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).