CONSTRUTORA GAÚCHA: ACERVO DE PROJETOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DE UMA DAS MAIORES CONSTRUTORAS DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Modernismo, Construtora Gaúcha, Marco na Paisagem, ArquiteturaResumo
O presente artigo descreve o processo de organização do acervo remanescente da antiga Construtora Gaúcha, que atuou com sede na cidade de Erechim desde os anos 1960, encerrando as atividades com sua falência nos anos 2000. O texto relata as diferentes abordagens, adaptativas ao contexto desse projeto, desenvolvido entre os anos de 2024 e 2025, bem como expõe e discute seus resultados. Em sua introdução, contextualiza o histórico da referida construtora, para, em seguida, adentrar na descrição do processo de abertura e catalogação do conteúdo dos tubos, que compõem o acervo, atualmente armazenado em um laboratório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na UFFS, Campus Erechim. Os autores destacam, assim, as dificuldades, físicas e metodológicas, encontradas, e descrevem o método de classificação, por fim, adotado. O resultado evidencia que uma estrutura específica para esse tipo de trabalho deve ser formalizada, pois, a exemplo da referida construtora, a cidade e a região possivelmente apresenta outros elementos de tipo semelhante, componentes do seu acervo memorial, sendo compromisso das instituições de ensino e pesquisa correlatas à área, promover sua preservação, organização e divulgação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).