(RE)AÇÕES GLOTOPOLÍTICAS: A LÍNGUA ALEMÃ EM CERRO LARGO (RS)
Palavras-chave:
Estudos glotopolíticos, Estudos de fronteira, Língua alemãResumo
A língua alemã possui reconhecimento documental no município de Cerro Largo (2002). Assim, o presente trabalho investiga, sob a perspectiva glotopolítica elencada por Guespin e Marcellesi (2021), o decreto que torna obrigatório o ensino de língua alemã nas escolas municipais cerrolarguenses. Destarte, contamos com uma colaboradora da pesquisa, esta, falante bilíngue e professora de língua alemã, que forneceu informações através de uma entrevista realizada a partir de perguntas pré-formatadas e de depoimentos espontâneos, aprovada pelo comitê de ética da universidade. Doravante, definimos nossa metodologia, caracterizando nossa abordagem como qualitativa e de natureza aplicada, bem como nossos objetivos como exploratórios e com procedimentos documentais e etnometodológicos (Gerhardt; Silveira, 2009). Acerca dos resultados, notamos a justificativa para a obrigatoriedade do ensino de língua alemã dada pela presença histórica deste idioma na região. Com o depoimento da colaboradora, constatamos que a formação docente para o exercício legislativo se deu através de uma parceria entre a prefeitura municipal e o Instituto Goethe (2025). Por fim, caracterizamos a língua alemã como institucionalizada no espaço estudado, sendo sua implementação uma (re)ação glotopolítica a sua informalidade em relação ao português, elencando ainda, o idioma alemão como pertencente à diversidade cultural brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).