(RE)AÇÕES GLOTOPOLÍTICAS: A LÍNGUA ALEMÃ EM CERRO LARGO (RS)

Autores

Palavras-chave:

Estudos glotopolíticos, Estudos de fronteira, Língua alemã

Resumo

A língua alemã possui reconhecimento documental no município de Cerro Largo (2002). Assim, o presente trabalho investiga, sob a perspectiva glotopolítica elencada por Guespin e Marcellesi (2021), o decreto que torna obrigatório o ensino de língua alemã nas escolas municipais cerrolarguenses. Destarte, contamos com uma colaboradora da pesquisa, esta, falante bilíngue e professora de língua alemã, que forneceu informações através de uma entrevista realizada a partir de perguntas pré-formatadas e de depoimentos espontâneos, aprovada pelo comitê de ética da universidade. Doravante, definimos nossa metodologia, caracterizando nossa abordagem como qualitativa e de natureza aplicada, bem como nossos objetivos como exploratórios e com procedimentos documentais e etnometodológicos (Gerhardt; Silveira, 2009). Acerca dos resultados, notamos a justificativa para a obrigatoriedade do ensino de língua alemã dada pela presença histórica deste idioma na região. Com o depoimento da colaboradora, constatamos que a formação docente para o exercício legislativo se deu através de uma parceria entre a prefeitura municipal e o Instituto Goethe (2025). Por fim, caracterizamos a língua alemã como institucionalizada no espaço estudado, sendo sua implementação uma (re)ação glotopolítica a sua informalidade em relação ao português, elencando ainda, o idioma alemão como pertencente à diversidade cultural brasileira. 

Biografia do Autor

  • Gabriel Bandeira do Amaral, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmico do curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol. Bolsista PIBIC/UFFS, no projeto de pesquisa "Estudos Glotopolíticos: as fronteiras linguísticas e culturais de Cerro Largo (RS)". Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas, Formação Docente e Novas Tecnologias para o ensino de línguas (POLIFONIA), atuante na linha de pesquisa "Glotopolítica"

  • Angelise Fagundes, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação (PPGE/UFSM). Mestra em Letras: Estudos Literários, e graduada nos cursos de Licenciatura em Letras: Português e Letras: Espanhol, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta da área de ensino da língua espanhola no curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol. Orientadora PIBIC/UFFS no subprojeto "Estudos Glotopolíticos: as fronteiras linguísticas e culturais de Cerro Largo (RS)". Vice Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas, Formação Docente e Novas Tecnologias para o ensino de línguas. 

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Campus Cerro Largo