Experimentos e modelos de química utilizando materiais de baixo custo

Autores

  • Kamila da Silva Costa UFFS, Laranjeiras do Sul
  • Yasmine Miguel Serafini MIcheletto
  • MARIA EDUARDA BARBIERI PAGOTTO
  • GIAN MACHADO DE CASTRO
  • VIVIAN MACHADO DE MENEZES

Palavras-chave:

sustentabilidade, embalagem inteligente, baixo custo, espectro de emissão, modelo de Bohr, modelos didáticos

Resumo

O uso de materiais didáticos de baixo custo pode aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de ciências e química, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo. Além disso, a utilização desses materiais pode ajudar a estimular a criatividade dos estudantes, permitindo que desenvolvam habilidades práticas e melhorem sua capacidade de resolução de problemas (ROMERO, et al., 2019; RIBEIRO, et al., 2018). Outra motivação para o uso de materiais didáticos construídos com materiais de baixo custo para o ensino de ciências e química é a possibilidade de tornar a educação mais acessível e equitativa (SILVA et al., 2018). Muitas vezes, a ausência de infraestrutura laboratorial nas instituições de ensino dificulta a realização de práticas que tornem esses conteúdos mais acessíveis e atrativos aos estudantes. Nesse contexto, o desenvolvimento de experimentos e modelos didáticos de fácil acesso promove a aproximação da teoria com a prática, contribuindo para o processo de ensino/aprendizagem e promovendo a inclusão científica. Além de possibilitar uma melhor compreensão dos conteúdos, esses recursos também favorecem a sustentabilidade, uma vez que utilizam materiais reciclados ou de fácil aquisição (SILVA, et al., 2018). 

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Laranjeiras do Sul