ENCUENTROS - FASE 1: ATITUDES, CRENÇAS E IDENTIDADES LINGUÍSTICO-CULTURAIS NOS MUNICÍPIOS DE CERRO LARGO, GARRUCHOS, PORTO XAVIER E SÃO NICOLAU
Palavras-chave:
Fronteira, Crenças e Atitudes Linguísticas, MissõesResumo
Este trabalho intitulado “ENCUENTROS - Fase 1: atitudes, crenças e identidades linguístico-culturais nos municípios de Cerro Largo, Garruchos, Porto Xavier e São Nicolau”, tem como objetivo compreender atitudes, crenças e identidades linguístico-culturais na região das Missões, na fronteira Brasil–Argentina. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando análise de Projetos Político-Pedagógicos, entrevistas com moradores e observações em campo.
O estudo busca identificar como as línguas e práticas culturais se manifestam no cotidiano fronteiriço, evidenciando a fronteira como espaço de encontros, negociações e também de tensões. Ao observar as experiências de migrantes, comerciantes e instituições locais, pretende-se compreender como as relações cotidianas e as práticas comunicativas se manifestam em um espaço marcado pela diversidade e pela convivência entre diferentes identidades.
Os resultados iniciais apontam a importância de valorizar a diversidade linguística e cultural como recurso de integração e desenvolvimento regional, oferecendo subsídios para futuras ações educacionais e políticas públicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).