Reverberações de Debates Transnacionais no Sistema de Ensino Brasileiro
Palavras-chave:
ensino de história; sistema educacional brasileiro; compreensão internacional; UNESCOResumo
O estudo analisa as reverberações construídas pela UNESCO para a Compreensão Internacional no período pós Segunda Guerra Mundial, diante o período de 1946 a 1974, delineando sobre os desdobramentos no contexto educacional brasileiro, ponderando a educação como ferramenta estratégica para a construção da paz, da solidariedade entre as nações e a transformação das mentalidades. A proposta implementou uma abordagem qualitativa, com análise documental e bibliográfica com apoios, como BDTD, CAPES, Biblioteca Digital UNESDOC e artigos acadêmicos. Verificou-se que as orientações internacionais foram dialogadas no cenário Brasileiro, atuando nas reformas educacionais, como a Reforma Simões Filho (1951) e a LDB de (1961), e fomentando a cooperação de intelectuais e políticos no incentivo à promoção de um currículo voltado para a cooperação internacional. Estudos de Valderrama (1995), Cunha (2022) e Leite (2011), consolidam a importância do ensino de História como material para a formação de cidadãos críticos, conscientes e humanistas, capazes de construir sociedades mais justas. Ademais, é necessário ressaltar que embora os esforços tenham sido enriquecedores, os desafios de implementar uma cultura de paz e compreensão internacional permanecem atuais, especialmente diante de conflitos e discursos extremistas contemporâneos, mobilizando-se a urgência de práticas pedagógicas que reflitam os esforços da UNESCO.
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