QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE CULTIVARES FEIJÃO PRETO E CARIOCA TRATADAS COM Trichoderma asperelloides
Palavras-chave:
Agroecologia; fungos benéficos; inoculação; Phaseolus vulgaris LResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da inoculação com Trichoderma asperelloides na qualidade fisiológica e sanitária de sementes de cultivares de feijão de grãos preto e carioca. O experimento foi realizado em esquema fatorial 6 x 4, sendo 6 cultivares de feijão e 4 doses de T. asperelloides. As cultivares do grupo preto foram Guapo Brilhante, IPR Tiziu e IPR Uirapuru e as do grupo carioca: IAC Milênio, SCS 205 Riqueza e IPR Siriri. As doses testadas foram: T1: 0 g/ha - testemunha; T2: 2 g/ha; T3: 5 g/ha; e T4: 7g/ha. A qualidade fisiológica foi avaliada pelos testes de germinação, estresse de frio, comprimento de plântula (total, parte aérea e raiz) e peso seco de plântula (parte aérea, raiz e total). Já, a qualidade sanitária de sementes foi estimada pela infecção de antracnose. Como conclusões temos que o Trichoderma asperelloides estimula a germinação de sementes e tem ação de biocontrole sobre antracnose, mas não promove o crescimento e peso das plântulas em cultivares de feijão de grãos carioca e preto, nem mitiga o estresse por frio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).