ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DO CORPO HUMANO PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PNLD-2024
Palavras-chave:
Corpo, Livro didático, Currículo, Ensino e aprendizagemResumo
A investigação objetiva investigar e problematizar as representações do corpo humano presentes nos livros didáticos de Ciências recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD-2024. A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfica do tipo exploratória. A dinâmica metodológica para a análise dos trabalhos será à Análise de Conteúdo, na qual a construção se dará por meio do material de investigação das coleções de LDs de Ciências distribuídos nas Escolas municipais e estaduais de Cerro Largo/RS. Utilizamos do Google Acadêmico e do Portal Periódico Capes para o levantamento dos trabalhos, no período de 2021-2025, enfocando o eixo temático Corpo Humano, com os seguintes descritores: “corpo humano”; “corpo biocultural”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).