TEM CIÊNCIA AÍ? O USO DE PODCAST PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Ensino e Aprendizagem, TDIC, Mulheres Cientistas, DengueResumo
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) constitui uma estratégia relevante para a divulgação científica e para ampliar a visibilidade das mulheres na ciência. Nesse cenário, se torna necessário modernizar os processos educativos, incorporando os recursos didáticos digitais (RDD) como ferramentas pedagógicas capazes de potencializar a dinâmica de ensino e aprendizagem, bem como a divulgação do conhecimento. O podcast apresenta-se como um RDD com grande potencial para a divulgação científica (DC). Para Albagli (1996, p. 397), a DC “supõe a tradução de uma linguagem especializada para uma leiga, visando a atingir um público mais amplo”. As TDIC ampliam esse alcance, permitindo que conteúdos sejam difundidos em escala global e acessados em diferentes contextos. Ao utilizar entrevistas e abordagens em linguagem acessível, os podcasts se configuram como um recurso com potencial para aproximar a ciência de públicos diversos. Coradini, Borges e Dutra (2020, p. 223), referente aos podcast destacam que “a simplicidade técnica necessária para produzir e/ou ser ouvido propiciam facilidades à sua utilização em contextos escolares como uma tecnologia de comunicação”. Assim, o uso de dispositivos como celulares, tablets e notebooks aproxima o ensino do universo digital no qual os estudantes já estão inseridos, despertando sua curiosidade.
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