A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Gestão da educação, Escola de tempo integral, Política de educação integralResumo
A educação integral no Brasil busca ampliar o desenvolvimento dos estudantes em múltiplas dimensões, mas ainda é frequentemente entendida apenas como aumento da permanência escolar. Programas como os CIEPs, o Mais Educação (2007) e o atual Programa Escola em Tempo Integral (ETI, 2023) ilustram a trajetória dessa política pública. A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, foi realizada na região das Missões/RS, com base em bibliografia, questionários enviados a 25 gestores e três entrevistas. Os dados evidenciam avanços, em 2024, 19 dos 25 municípios da região ampliaram matrículas em tempo integral, especialmente na educação infantil, que superou 50% das matrículas. No ensino fundamental, entretanto, os índices permanecem baixos, revelando desigualdades regionais e desafios para o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação. As principais dificuldades são à falta de formação docente, limitações de infraestrutura e escassez de recursos. Contudo, destacou-se também a necessidade de maior envolvimento das famílias, alunos e professores para consolidar a proposta. A adesão de 70% dos municípios ao ETI indica um movimento de avanço, mas o êxito depende da reorganização curricular e do fortalecimento da participação comunitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).