OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DETECÇÃO DE METABÓLITOS DE AGROTÓXICOS EM LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA UTILIZANDO LC-MS

Autores

Palavras-chave:

Agrotóxicos, LC-MS, Produtos de transformação

Resumo

O constante uso de produtos agrotóxicos podem ter diferentes efeitos em matrizes ambientais devido a sua degradação, podendo gerar subprodutos por vezes ainda mais tóxicos que o composto de origem. Desta maneira, o presente trabalho visou a otimização e validação de uma metodologia capaz de rastrear a presença de atrazina (ATR) e seus produtos de transformação em lodo proveniente de estação de tratamento de água, assim como a água superficial. Foram encontrados resultados satisfatórios para a validação da ATR e desetilatrazina (DEA).

Biografia do Autor

  • Endi Adriano Fures, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo. Atua na área de Qualidade Ambiental, trabalhando em química analítica no desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos em matrizes ambientais, tais como água, sedimento e peixes, para determinação de resíduos de contaminantes emergentes, principalmente agrotóxicos. Possui experiência em trabalhos de monitoramento ambiental com ênfase em estudos que verificam a presença de pesticidas no ambiente. Atualmente, é mestrando do PPGATS na UFFS campus Cerro Largo na linha de pesquisa de Qualidade Ambiental, onde estuda a dispersão de agrotóxicos em ambientes impactados por atividades agrícolas.

  • Miqueias de Castro da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo - RS. Atuante na iniciação científica no Núcleo de síntese, aplicação e análise de compostos orgânicos e inorgânicos (NUSAACOI), da UFFS. Voluntário no Projeto de Extensão intitulado Química Para o Enem da UFFS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia, pesticidas, monitoramento, hidrocarbonetos e recursos hídricos.

  • Liziara da Costa Cabrera, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2012). Pós Doutorado na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro); Mestrado em Oceanografia Química pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) (2005) e Graduação em Química Licenciatura Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2001). Atualmente é Professora Associado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na área de Química Analítica no Campus de Cerro Largo - RS. Atuando nos cursos de Licenciatura em Química (Sendo coordenadora nos anos 2014-2016 e 2023-atual) e docente no curso Engenharia Ambiental e Sanitária. Na pós graduação atua no Programa em Meio Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS). Já foi membro do conselho editorial da Editora da UFFS de 2019 a 2023. Faz parte do comitê acessor de pesquisa da UFFS desde 2020. Tem experiência na área de Química Analítica Ambiental, Análises de Traços, Análise de Alimentos e Biota. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Análise de resíduos de agrotóxicos, contaminantes emergentes, preparo de amostra e técnicas de separação.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Campus Cerro Largo