TDICS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE ALMANAQUES, CATÁLOGOS E ENCARTES DIGITAIS PARA A (RE)UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Adriana Falkowski Leimann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosemar Ayres dos Santos

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais na Educação, Interatividade, Ensino de Ciências, TDIC, Desinformações científicas

Resumo

Na área educacional, a utilização de tecnologias digitais, mais especificamente, as simulações computacionais, são possibilidades para ajudar nas práticas educativas dos professores para a construção do conhecimento científico-tecnológico, hegemônico, em sala de aula, principalmente, quando se faz necessária a experimentação de fenômenos físicos, muitas vezes, impossível de ser realizada e/ou até mesmo para melhorar a compreensão de conceitos altamente abstratos. Enfim, a abordagem experimental no Ensino de Ciências é indispensável na educação básica. Porém, muitas vezes, por falta de materiais de apoio e de tempo disponível, os docentes enfrentam dificuldades na elaboração de aulas mais atrativas. Por isso, buscando minimizar o tempo de procura, analisamos as possibilidades e limitações do uso de simuladores como uma maneira alternativa aos laboratórios convencionais, por precariedade ou inexistência, desenvolvemos um novo almanaque digital que tem por finalidade auxiliar os profissionais da educação a usar essa ferramenta no Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Cerro Largo