TDICS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE ALMANAQUES, CATÁLOGOS E ENCARTES DIGITAIS PARA A (RE)UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais na Educação, Interatividade, Ensino de Ciências, TDIC, Desinformações científicasResumo
Na área educacional, a utilização de tecnologias digitais, mais especificamente, as simulações computacionais, são possibilidades para ajudar nas práticas educativas dos professores para a construção do conhecimento científico-tecnológico, hegemônico, em sala de aula, principalmente, quando se faz necessária a experimentação de fenômenos físicos, muitas vezes, impossível de ser realizada e/ou até mesmo para melhorar a compreensão de conceitos altamente abstratos. Enfim, a abordagem experimental no Ensino de Ciências é indispensável na educação básica. Porém, muitas vezes, por falta de materiais de apoio e de tempo disponível, os docentes enfrentam dificuldades na elaboração de aulas mais atrativas. Por isso, buscando minimizar o tempo de procura, analisamos as possibilidades e limitações do uso de simuladores como uma maneira alternativa aos laboratórios convencionais, por precariedade ou inexistência, desenvolvemos um novo almanaque digital que tem por finalidade auxiliar os profissionais da educação a usar essa ferramenta no Ensino de Ciências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).