ARTICULAÇÕES ENTRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Juliana Dias Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.
  • Sabrina Hoffmann Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

Palavras-chave:

Currículo, Enfoque CTS, Freire, Não neutralidade da CT, PLACTS

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar como a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) comparece nas práticas educativas e quais encaminhamentos são dados em produções publicadas em eventos nacionais da área de Educação em Ciências. O estudo parte do diálogo entre o enfoque CTS, o Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS) e a pedagogia de Paulo Freire, que valoriza o diálogo, a problematização e a participação social no processo educativo, contrapondo-se ao modelo tradicional centrado apenas na transmissão de conteúdos. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, utilizando a Análise Textual Discursiva aplicada a cinquenta e quatro trabalhos apresentados no ENPEC, ENEBIO, EPEF e ENEQ. A análise revelou três eixos principais: as compreensões sobre currículos e práticas educativas, a problematização da não neutralidade da ciência e tecnologia e a articulação entre CTS, PLACTS e o pensamento Freireano. Os resultados evidenciam que ainda predomina o modelo tradicional de ensino, mas há uma tendência crescente em aproximar os currículos da realidade dos estudantes, valorizando temas geradores e contextos vividos que favorecem aprendizagens críticas e significativas. Conclui-se que a integração entre Freire, CTS e PLACTS fortalece uma educação transformadora, crítica e participativa, capaz de formar sujeitos conscientes e preparados para compreender e intervir nas questões sociais, políticas e econômicas relacionadas à ciência e tecnologia.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Cerro Largo