A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DE LINGUAGEM: A EXPLORAÇÃO DE TEMÁTICAS SOCIAIS NAS AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Tamires Da Silva França Universidade Federal Da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Professora Doutora Ana Cecilia Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Professora Doutora Jeize de Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Professora Doutora Cleusa Ines Ziesmann Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Educação Integral, Sociointeracionismo, Trabalho Docente

Resumo

O presente trabalho aborda uma proposta de ensino de Língua Portuguesa fundamentada na Educação Integral e na concepção sociointeracionista de linguagem, baseada em uma experiência do Estágio Curricular Supervisionado III. A Educação Integral é entendida como a formação completa do estudante em suas dimensões cognitivas, sociais, éticas, culturais e afetivas, promovendo aprendizagens significativas conectadas à realidade. Diferente do modelo tradicional que é centrado em conteúdos, busca-se desenvolver indivíduos críticos e participativos. Já o sociointeracionismo compreende a linguagem como prática social e o texto como ponto de partida para a construção de sentidos, priorizando interação, diálogo e valorização das experiências de vida.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Campus Cerro Largo