A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DE LINGUAGEM: A EXPLORAÇÃO DE TEMÁTICAS SOCIAIS NAS AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Educação Integral, Sociointeracionismo, Trabalho DocenteResumo
O presente trabalho aborda uma proposta de ensino de Língua Portuguesa fundamentada na Educação Integral e na concepção sociointeracionista de linguagem, baseada em uma experiência do Estágio Curricular Supervisionado III. A Educação Integral é entendida como a formação completa do estudante em suas dimensões cognitivas, sociais, éticas, culturais e afetivas, promovendo aprendizagens significativas conectadas à realidade. Diferente do modelo tradicional que é centrado em conteúdos, busca-se desenvolver indivíduos críticos e participativos. Já o sociointeracionismo compreende a linguagem como prática social e o texto como ponto de partida para a construção de sentidos, priorizando interação, diálogo e valorização das experiências de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).