PARTITURAS DO TEMPO: PAISAGENS SONORAS DA COLÔNIA QUATRO IRMÃOS NAS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS DE MOACYR SCLIAR
Palavras-chave:
Intedisciplinaridade , Literatura gaúcha , Memória sonora judaicaResumo
A pesquisa investiga a memória sonora da imigração judaica na antiga Colônia Quatro Irmãos, no Rio Grande do Sul, por meio da obra O Centauro no Jardim, de Moacyr Scliar. O percurso metodológico combina a leitura sensível do romance com derivas literárias, visando a criação de uma cartografia afetiva. Foram identificados 84 objetos sonoros que contribuem para a formação da identidade do protagonista. Os resultados indicam que a literatura de Scliar possui um potencial singular para ativar afetos e ressignificar os lugares ligados à imigração, consolidando-se como uma fonte relevante para o patrimônio sonoro da região. Dessa forma, a pesquisa evidencia a capacidade da ficção de articular som, memória e território, resgatando paisagens sonoras históricas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).