PARTITURAS DO TEMPO: TOMBAMENTO POÉTICO DE PAISAGENS SONORAS LITERÁRIAS DA CIDADE DE ERECHIM
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Patrimônio sonoro, Literatura gaúcha, Arte sonoraResumo
O artigo propõe o tombamento poético de paisagens sonoras literárias de Erechim como uma prática artístico-investigativa. O objetivo é ressignificar o patrimônio sonoro da cidade a partir da compreensão de objetos sonoros biográficos como sons que carregam memórias e identidades inscritas em textos literários. O percurso metodológico desenvolve biografias sonoras da cidade, mapeando e organizando esses fragmentos por períodos tecnológicos. Os resultados evidenciam que o tombamento poético valoriza as paisagens sonoras e posiciona a arte e a literatura como tecnologias sociais da memória, capazes de registrar, transmitir e ressignificar memórias sonoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).