LÍNGUA E ENSINO EM ESCOLAS RURAIS: FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA

Autores

  • Keslin Corrêa dos Santos Galarça Universidade Federal Da Fronteira Sul
  • Professora Doutora Caroline Mallmann Schneiders Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Políticas Linguísticas, Língua Alemã, Escolas Rurais

Resumo

A pesquisa analisa a relação entre língua e ensino em Cerro Largo/RS, a partir da década de 1940, com foco nos efeitos das políticas linguísticas do Estado Novo. A partir da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas, o estudo analisa documentos históricos e didáticos, como o manual marista (1964) e a atuação da Escola Normal Rural La Salle (1941), para compreender como o português foi instituído como língua única em detrimento das línguas de imigração, especialmente o alemão. Os resultados mostram que o ensino funcionou como aparelho ideológico do Estado, naturalizando a exclusão linguística e reforçando a identidade nacional. Apesar das interdições, a permanência do alemão em espaços privados evidencia resistências e a importância da memória linguística na região.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Campus Cerro Largo