IDENTIFICAÇÃO DE CORREDORES ECOLÓGICOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE ERECHIM-RS
Palavras-chave:
Corredor ecológico urbano, Ecologia da paisagem, ]Infraestrutura urbanaResumo
O presente estudo identifica corredores ecológicos urbanos no município de Erechim-RS, através de um método que visa compreender a presença e relevância destes elementos frente às dinâmicas urbanas contemporâneas. Para tal fim, o método apoia-se nos estudos sobre ecologia da paisagem, que trata das relações entre os ecossistemas, incluindo a presença humana dentre eles, e considera os padrões espaciais, os fluxos de energia e as mudanças ambientais ao longo do tempo. Deste modo, se estuda o ambiente urbano a partir da perspectiva da ecologia da paisagem, evidenciando como os espaços naturais interagem com a infraestrutura construída. Por conseguinte, ressalta-se a importância desses elementos, que exercem a função de conectividade ecológica e possibilitam o fluxo de fauna, flora e materiais genéticos entre manchas de vegetação remanescentes nas cidades contemporâneas.
Dentro dos conceitos de ecologia da paisagem, a matriz consiste no elemento de maior predominância em uma paisagem, que no caso de Erechim corresponde às áreas vegetadas (sobretudo nas áreas rurais) que marcam a paisagem na região, e esta paisagem retrata processos históricos de ocupação que promoveram fragmentações ambientais significativas para a ecologia local. Portanto, a paisagem urbana se caracteriza como um mosaico heterogêneo, resultante das interações entre fatores naturais e antrópicos ao decorrer do tempo, onde os corredores ecológicos urbanos compreendem esse mosaico e desempenham papel fundamental na promoção da qualidade ambiental e na mitigação impactos das mudanças climáticas. Além disso, esses corredores também se colocam como como dispositivos de justiça socioambiental, especialmente relevantes em contextos urbanos marcados por desigualdade de acesso às áreas verdes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).