FRAMEWORK TPACK NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA: COMPREENSÕES INICIAIS

Autores

  • Julia Isabela Segatto da Luz Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Constituição Docente, Tecnologias Digitais , Formação de professores

Resumo

O framework TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) articula conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo, sendo central para a constituição docente e para práticas inovadoras no ensino de Ciências. No contexto latino-americano, marcado pela diversidade cultural e pela desigualdade na infraestrutura educacional, buscamos compreender como o TPACK tem se manifestado no ensino de Ciências. Para isso, foram analisados 19 artigos de seis periódicos da região, localizados com os descritores TPACK e CTPC. A investigação, conduzida pela Análise Textual Discursiva (ATD), originou 12 categorias iniciais, reorganizadas em quatro intermediárias e sintetizadas em duas finais. Os resultados indicam que a efetiva integração do TPACK depende de formação inicial e continuada, planejamento pedagógico, infraestrutura adequada, conectividade, políticas públicas integradas e gestão escolar comprometida. Observa-se que a mera disponibilidade de tecnologias não garante mudanças pedagógicas, sendo comum que professores enfrentem preparo insuficiente e falta de apoio institucional, aspectos intensificados pela pandemia de COVID-19. Conclui-se que o TPACK é um referencial potente para o ensino de Ciências, cuja efetividade se dá quando o professor articula de forma integrada os três conhecimentos, em um processo coletivo que ultrapassa o saber individual e possibilita práticas educativas contextualizadas.

 

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Cerro Largo