COMPORTAMENTO DE MACIEIRAS DE BAIXA EXIGÊNCIA EM FRIO NAS CONDIÇÕES DE CLIMA DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Malus domestica; Arqueamento de ramos; Interenxerto ou Filtro.Resumo
O presente trabalho avaliou o comportamento vegetativo das cultivares de macieira Anna e Eva Seleta, de baixa exigência em frio, nas condições do Meio Oeste de Santa Catarina. Os experimentos foram conduzidos em pomar experimental da UFFS, em Chapecó-SC, utilizando delineamento em blocos inteiramente casualizados, com diferentes métodos de condução e uso de regulador de dormência (cianamida hidrogenada). As variáveis analisadas incluíram área e incremento do tronco, potencial hídrico xilemático, vigor dos ramos e volume de copa. Os resultados mostraram que, para a cultivar Anna, não houve diferenças significativas em vigor e fluxo xilemático, mas o volume de copa foi favorecido pelos tratamentos que combinaram regulador de dormência com inclinação ou arqueamento de ramos. Já para a cultivar Eva Seleta, plantas conduzidas sem o filtro M9 apresentaram maior diâmetro e incremento do tronco, além de maior volume de copa, evidenciando o efeito redutor do filtro sobre o vigor. Conclui-se que os métodos de condução influenciam o desenvolvimento vegetativo, principalmente no crescimento da copa, enquanto o uso de filtros de porta-enxerto é determinante para o controle do vigor. Assim, a escolha adequada da condução e do porta-enxerto é essencial para o manejo e a eficiência produtiva em pomares de maçã.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).