TRATAMENTO DE EFLUENTE SANITÁRIO CONTENDO CIPROFLOXACINA E TRICLOSAN ATRAVÉS DE OZONIZAÇÃO.
Palavras-chave:
efluente, Processos oxidativos avançados, FármacosResumo
O trabalho investiga a ozonização como processo oxidativo avançado para remover os contaminantes ciprofloxacina (antibiótico) e triclosan (antimicrobiano) presentes em efluente sanitário. Foram realizados ensaios em batelada com efluente da UFFS (Erechim), utilizando diferentes tempos de contato e concentrações de peróxido de hidrogênio. Os resultados mostraram que a ozonização isolada foi mais eficiente na remoção do triclosan (93%), enquanto a associação com H₂O₂ aumentou a degradação da ciprofloxacina (até 55%). Em ambos os casos, observou-se a formação de compostos intermediários (indicada pelo carbono orgânico total). O processo também reduziu microrganismos e parâmetros de qualidade do efluente. A ozonização é eficaz para tratar esses fármacos em esgoto, sendo mais indicada para triclosan isoladamente e para ciprofloxacina em conjunto com H₂O₂.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).