DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PARA SELETIVIDADE ALIMENTAR DIRECIONADO AO TREINAMENTO DE PAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Palavras-chave:
Autismo, Treinamento Parental, Seletividade alimentar, IntervençãoResumo
O presente trabalho é um estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. O objetivo principal foi elaborar um protocolo de intervenção nutricional para orientar pais no manejo da seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autista.
A metodologia incluiu a aplicação de questionários para coletar dados sobre os responsáveis e as crianças, com a finalidade de criar materiais didáticos e uma proposta de intervenção. O protocolo de treinamento foi desenvolvido com base em pesquisas na literatura e os princípios que o fundamentam são a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), as técnicas Food Chaining e Encadeamento Alimentar, além da educação alimentar e comunicação parental.
A versão final do protocolo consiste em sete encontros presenciais, de frequência semanal e duração de aproximadamente uma hora. Esses encontros foram organizados com conteúdos teóricos e práticos, materiais de apoio, orientações visuais e atividades planejadas para promover a familiarização da criança com novos alimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).