DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PARA SELETIVIDADE ALIMENTAR DIRECIONADO AO TREINAMENTO DE PAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Isadora Lotici Back UFFS
  • Larissa da Cunha Feio Costa UFFS
  • Márcia Fernandes Nishiyama UFFS
  • Eloá Angélica Koehlein UFFS

Palavras-chave:

Autismo, Treinamento Parental, Seletividade alimentar, Intervenção

Resumo

O presente trabalho é um estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. O objetivo principal foi elaborar um protocolo de intervenção nutricional para orientar pais no manejo da seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

A metodologia incluiu a aplicação de questionários para coletar dados sobre os responsáveis e as crianças, com a finalidade de criar materiais didáticos e uma proposta de intervenção. O protocolo de treinamento foi desenvolvido com base em pesquisas na literatura e os princípios que o fundamentam são a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), as técnicas Food Chaining e Encadeamento Alimentar, além da educação alimentar e comunicação parental.

A versão final do protocolo consiste em sete encontros presenciais, de frequência semanal e duração de aproximadamente uma hora. Esses encontros foram organizados com conteúdos teóricos e práticos, materiais de apoio, orientações visuais e atividades planejadas para promover a familiarização da criança com novos alimentos. 

Biografia do Autor

  • Isadora Lotici Back, UFFS

    Graduanda no curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Possui curso completo de Língua Inglesa.

  • Larissa da Cunha Feio Costa , UFFS

    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2006), mestrado (2007) e doutorado (2016) em Nutrição: Metabolismo e Dietética pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Nutrição e Transtorno do Espectro Autista (2025). Foi docente no Departamento de Nutrição da UFPA e professora substituta no Departamento de Saúde Pública da UFSC. Atualmente é nutricionista da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus Realeza - PR, onde trabalha como responsável técnica e coordenadora adjunta na Clínica Escola de Nutrição. Tem experiência na área de Nutrição com ênfase em obesidade, transtornos alimentares, imagem corporal, seletividade alimentar e nutrição no Transtorno do Espectro do Autismo.

  • Márcia Fernandes Nishiyama, UFFS

    Possui graduação em Nutrição, especialização em Nutrição Clínica, Mestrado na área de Ciências da Saúde pela UEM, onde atuou na linha de pesquisa sobre alimentos funcionais, atividade antioxidante e compostos fenólicos do chá verde. Doutora em Ciência de Alimentos (UEM), trabalhou com aquicultura (Tilápia GIFT), e com alimentos funcionais (linhaça/ômega 3). Docente no curso de Nutrição na Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Realeza-PR), atuando nos Componentes Curriculares de Fisiopatologia, Dietoterapia, Processo do Cuidado em Nutrição e Estágio Obrigatório em Nutrição Clínica Ambulatorial. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, Dietoterapia e atendimento ambulatorial. Foi Coordenadora do Curso de Nutrição da UFFS e Coordenadora da Clínica-Escola de Nutrição, na mesma Instituição de Ensino Superior. Pós Doutoranda pela UNIOESTE de Foz do Iguaçu no Programa de Pós Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira.

  • Eloá Angélica Koehlein, UFFS

    Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário de Maringá (2007), Especialização em Nutrição e Metabolismo na prática Clínica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2009), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2011) e Doutorado em Ciência de Alimentos pela mesma instituição (2014). Atualmente é Docente do curso de Nutrição e do Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Têm experiência na área de Nutrição Humana, Nutrição Clínica e Bioquímica da Nutrição com ênfase em Alimentos funcionais.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Campus Realeza