AS REDES SOCIAIS DAS FEIRAS MULTISSETORIAIS DA AMAU

Autores

  • Carolina Gallina Pungan Escola Estadual Normal José Bonifácio
  • Débora Regina Schneider Locatelli Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Feiras, Redes Sociais, Comunicação, Marketing

Resumo

O estudo objetiva diagnosticar a utilização das redes sociais como forma de comunicação das feiras multissetoriais realizadas na AMAU com o intuito de auxiliar na elaboração do planejamento de marketing. Os objetivos específicos são: descrever o que é postado nas redes sociais; identificar quais são as redes sociais utilizadas; quantificar o volume de postagens; verificar qual o público mais engajado; e, sugerir diretrizes para a elaboração de planos de marketing das feiras no âmbito do marketing digital. A pesquisa foi qualitativa e exploratória, analisou conteúdo, volume de postagens e engajamento do público antes, durante e após os eventos: Frinape 2024 e Expodireto 2025. Os resultados mostraram que ambas as feiras obtiveram sucesso em alcançar o público, com destaque para a Frinape. Em ambas, o maior engajamento foi gerado por conteúdos visuais e emocionais, como vídeos (reels) e fotos de shows, contagens regressivas ou registros da feira. O estudo conclui que as redes sociais são uma ferramenta essencial para a divulgação de eventos regionais. Recomenda-se que os organizadores usem estratégias de conteúdo mais dinâmicas e que gerem identificação com o público para maximizar o engajamento, já que a simples divulgação da programação tende a ser menos efetiva.

Biografia do Autor

  • Carolina Gallina Pungan, Escola Estadual Normal José Bonifácio

    Aluna da Escola Estadual Normal José Bonifácio - Erechim-RS

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Campus Erechim