PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR MÉTODO ELETROQUÍMICO:TRANSFORMANDO ÓLEO RESIDUAL EM ENERGIA SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Eletrólise, Biodiesel, Transesterificação, SustentabilidadeResumo
O estudo investigou a produção de biodiesel a partir de óleo residual de cozinha utilizando um método eletroquímico com eletrodos de aço inox e diferentes áreas (4, 8 e 12 cm²) e razões molares (RM) óleo:metanol (3:1, 6:1 e 9:1), sob tensão constante de 10 V. O objetivo foi avaliar os efeitos desses parâmetros sobre acidez (IA), índice de iodo (II), índice de peróxidos (IP), densidade e rendimento do biodiesel. Os resultados mostraram que a área do eletrodo e a RM influenciaram significativamente a acidez, com o eletrodo de 8 cm² apresentando os melhores valores (IA entre 0,27 e 0,29 mg KOH/g), dentro dos limites da ANP. O IP também foi afetado, com maiores áreas promovendo maior oxidação em determinadas RMs. O II variou amplamente, indicando diferentes níveis de insaturação nos ácidos graxos, influenciados pela origem do óleo. Já o rendimento ficou entre 87% e 92%, indicando boa eficiência do processo eletroquímico. A metodologia mostrou-se promissora por sua tolerância a impurezas, eficiência energética e viabilidade para uso em larga escala, oferecendo uma solução sustentável para a valorização de resíduos oleosos e produção de energia limpa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).