DESENVOLVIMENTO DE HIDROGEL ADSORVENTE PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE SINTÉTICO CONTENDO FÁRMACO
Palavras-chave:
adsorção, hidrogel, remoção de fármacosResumo
O estudo desenvolveu um hidrogel adsorvente produzido a partir de lodo de celulose combinado com alginato de sódio, visando o tratamento de efluentes contendo o fármaco bromazepam.
Após preparo e cura em solução de cloreto de cálcio, o material resultou em esferas porosas, morfologicamente uniformes, com grupos funcionais característicos da composição lignocelulósica. Esses grupos favorecem interações como ligações de hidrogênio e interações eletrostáticas, aumentando a afinidade com poluentes orgânicos hidrossolúveis.
Esses experimentos identificaram que a dosagem do adsorvente influencia fortemente a redução da concentração final do fármaco, enquanto o pH apresentou pouca interferência na faixa testada. O hidrogel demonstrou potencial para remoção de contaminantes farmacêuticos, configurando-se como uma alternativa sustentável e eficiente para aplicações em tecnologias de remediação ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).