EFEITO ALELOPÁTICO DE Aloysia gratissima EM PLANTAS DE ESPÉCIES DANINHAS

Autores

  • Clediane Rodrigues Uffs universidade Federal da fronteira sul
  • LUCAS GIAN DEOTI
  • SIUMAR PEDRO TIRONI

Palavras-chave:

Erva santa; óleo essencial; azevém; nabo

Resumo

Tradicionalmente, o manejo dessas plantas é realizado por meio do controle químico com herbicidas sintéticos, método eficaz, porém associado a impactos ambientais, seleção de plantas resistentes e riscos à saúde humana, por tanto, a atividades agrícolas sugere que o manejo dessas espécies seja realizado com o mínimo de impacto ambiental, e alteração do método de manejo químico, o mais utilizado atualmente, usando outros métodos .

Muitas espécies de plantas possuem compostos alopáticos, a  Aloysia gratíssima (erva santa), é uma espécie vegetal que foi estudada, especialmente como planta medicinal, mas pode apresentar potencial de bioherbicida, pois seus compostos possuem atividades antifúngica e antibacteriana. Seu óleo essencial possui, entre outros compostos, o limoneno, que possui ação como bioherbicida, com capacidade de causar danos aos tecidos vegetais.

A extração do óleo essencial foi realizada pelo método de hidrodestilação em aparelho de Clevenger, utilizando as folhas da erva santa. O óleo essencial de Aloysia gratíssima, em aplicação foliar, apresenta efeitos tóxico.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Campus Chapecó