EFEITO ALELOPÁTICO DE Aloysia gratissima EM PLANTAS DE ESPÉCIES DANINHAS
Palavras-chave:
Erva santa; óleo essencial; azevém; naboResumo
Tradicionalmente, o manejo dessas plantas é realizado por meio do controle químico com herbicidas sintéticos, método eficaz, porém associado a impactos ambientais, seleção de plantas resistentes e riscos à saúde humana, por tanto, a atividades agrícolas sugere que o manejo dessas espécies seja realizado com o mínimo de impacto ambiental, e alteração do método de manejo químico, o mais utilizado atualmente, usando outros métodos .
Muitas espécies de plantas possuem compostos alopáticos, a Aloysia gratíssima (erva santa), é uma espécie vegetal que foi estudada, especialmente como planta medicinal, mas pode apresentar potencial de bioherbicida, pois seus compostos possuem atividades antifúngica e antibacteriana. Seu óleo essencial possui, entre outros compostos, o limoneno, que possui ação como bioherbicida, com capacidade de causar danos aos tecidos vegetais.
A extração do óleo essencial foi realizada pelo método de hidrodestilação em aparelho de Clevenger, utilizando as folhas da erva santa. O óleo essencial de Aloysia gratíssima, em aplicação foliar, apresenta efeitos tóxico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).