O PENSAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS (PNLD -2024-2027)
Palavras-chave:
Estratégias de Ensino, Reflexão Crítica, Ensino CríticoResumo
O estudo analisa estratégias de ensino em Livros Didáticos de Ciências do 7º ano, pertencentes ao PNLD (2024-2027), buscando compreender como promovem o Pensamento Crítico (PC). Foram examinadas 11 coleções, totalizando 2228 estratégias, classificadas em três categorias: Informativa (906), Exploratória (1142) e Reflexiva/Crítica (180). Observou-se a predominância das duas primeiras, que dependem da mediação do professor para estimular o PC. Já as estratégias Reflexivas/Críticas, mais ligadas à autonomia crítica, aparecem em menor número. Conclui-se que os livros ainda carecem de maior investimento em atividades Reflexivas/Críticas, fundamentais para formar sujeitos críticos e preparados para os desafios contemporâneos.
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