OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE 2-FENILETANOL POR LEVEDURAS ASSOCIADAS A PLANTAS E INSETOS
Palavras-chave:
2-PE , Resíduos Agroindustriais , Casca de Laranja, Bagaço de malteResumo
A produção de 2-feniletanol (2-PE), álcool aromático de grande interesse industrial, pode ser viabilizada por rotas biotecnológicas a partir de leveduras e resíduos agroindustriais, reduzindo custos e impactos ambientais. Neste estudo, foram avaliadas leveduras selvagens isoladas de flores e insetos em cultivos com extratos de casca de laranja e bagaço de malte, suplementados ou não com fontes nitrogenadas. A triagem revelou a linhagem CHAP-214 como a mais promissora, alcançando produção de 145,7 ± 4,9 mg/L de 2-PE. Entre os meios testados, a combinação de casca de laranja e bagaço de malte (M1) apresentou melhor desempenho para a síntese do composto, enquanto a adição de sulfato de amônio favoreceu o crescimento celular, mas reduziu a produção de 2-PE. Os resultados demonstram o potencial do uso de resíduos agroindustriais como substrato sustentável para obtenção de compostos aromáticos, embora seja necessária a otimização do processo para ampliar os rendimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).