MULHERES CAMPONESAS E RURAIS: EXPERIÊNCIAS COM PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS DE TRANSFORMAÇÃO DE RELAÇÕES SOCIAIS E DA NATUREZA
Palavras-chave:
Agricultura indígena, Cultura indígena , SustentabilidadeResumo
A pesquisa é um recorte de um projeto maior e tem como tema o estudo sobre as mulheres camponesas indígenas Tikuna e sua relação com a agroecologia. O objetivo é analisar práticas e experiências de mulheres camponesas indígenas, que praticam a produção de alimentos na perspectiva da agroecologia. Para isso desdobramos este objetivo nos seguintes: fazer um estudo bibliográfico sobre os conceitos de gênero, feminismo, agricultura familiar e camponesa e o conceito de agroecologia; descrever como é praticado a agricultura da mulher indígena na cultura Tikuna; identificar como a agroecologia tem sido incorporada às práticas, saberes e conhecimentos das mulheres agricultoras camponesas Tikuna. A metodologia consistiu em leituras bibliográficas sobre o tema e pesquisa de campo com aplicação de questionário às parentes da pesquisadora. A partir da análise dos questionários e das leituras realizadas, concluímos que O conhecimento e o reconhecimento da contribuição das agricultoras camponesas indígenas é fundamental para a perspectiva agroecológica de troca de saberes, pois para a agroecologia é isto que promove mudanças na relação do ser humano com a natureza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).