PRODUTIVIDADE DE VARIEDADES DE MANDIOCA SOB DIFERENTES MANEJOS DE PLANTAS DANINHAS
Palavras-chave:
1. fitossanidade, 2.plantas daninhas, 3.produtividadeResumo
As plantas daninhas podem causar perdas significativas na cultura da Mandioca (Manihot esculenta). Esta cultura é amplamente cultivada no Brasil, principalmente em pequenas propriedades rurais. Diante dessa situação, o objetivo desse trabalho foi estabelecer a produtividade de mandioca em função de diferentes métodos de manejo de plantas daninhas e variedades de mandioca em sistema de cultivo convencional. O trabalho foi conduzido na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, o delineamento experimental foi em Blocos Casualizados, com oito repetições, em um fatorial 2x3, sendo o primeiro fator composto pelas variedades e o segundo constituído pelos níveis de capina. Os resultados obtidos constataram que as variáveis altura de plantas, comprimento de raiz, diâmetro de raiz e número de raízes por plantas não apresentaram interação entre os fatores variedades e capinas. Em suma, a cultivar de casca roxa apresentou maior produtividade no tratamento em que realizou-se três capinas. Já a cultivar casca amarela apresentou maior crescimento em altura e habilidade competitiva com as plantas daninhas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).