AS DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:UM ESTUDO SOBRE O MUNICÍPIO DE CHAPECÓ
Palavras-chave:
Políticas Educacionais , Educação Superior, Santa Catarina, Chapec´óResumo
O estudo analisa a trajetória da educação superior em Chapecó (SC) entre 1972 e 2022, evidenciando como o município passou da ausência de instituições para a consolidação de um polo regional, com IES públicas, privadas e comunitárias. A pesquisa, de caráter descritivo e com abordagens qualitativas e quantitativas, baseou-se em documentos históricos, dados do INEP e literatura especializada. Os resultados mostram que a interiorização do ensino superior na região foi impulsionada por mobilizações políticas, comunitárias e empresariais, bem como por políticas públicas nacionais. Destacam-se a criação da Fundeste em 1970, a formação da UNOESC nos anos 1990, a chegada de instituições privadas nos anos 2000, a instalação da UDESC e do IFSC e, sobretudo, a criação da UFFS em 2009. Entre 2014 e 2023, o número de IES em Chapecó saltou de 18 para 55, com expressivo crescimento das matrículas em EaD (+287%) e uma pequena queda no ensino presencial. Conclui-se que, embora o município tenha alcançado significativa expansão do acesso ao ensino superior, permanecem desafios ligados à equidade, permanência estudantil e integração com as demandas regionais.
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