AVALIAÇÃO DO EFEITO DO DIQUAT EM EMBRIÕES DE PEIXE-ZEBRA
Palavras-chave:
Ecotoxicologia, Herbicidas, Organismos não-alvo, Sobrevivência, PeixesResumo
O peixe-zebra (Danio rerio) é um modelo amplamente utilizado em estudos ecotoxicológicos devido à sua ampla similaridade genética com humanos e sensibilidade a contaminantes. Alguns desses estudos envolvem a investigação dos efeitos dos agrotóxicos sobre os peixes, demonstrando resultados muito interessantes. Em função disso, aqui nós avaliamos o efeito da exposição embrionária ao diquat, um herbicida amplamente utilizado no Brasil, em uma concentração permitida em água potável nos EUA (20 µg/L). Os embriões foram expostos ao diquat durante o período de organogênese (3–120 horas pós-fertilização) e avaliados por 7 dias quanto à sobrevivência, movimentos espontâneos (24 hpf) e frequência cardíaca (72 hpf). Os resultados mostraram que a exposição reduziu a sobrevivência e aumentou os movimentos espontâneos, mas não alterou a frequência cardíaca. Esses achados reforçam a importância de investigações acerca da toxicidade para organismos não-alvo mesmo em concentrações consideradas seguras e permitidas por lei.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).

