BIOMASSA DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS COMO INGREDIENTE ALTERNATIVO EM DIETAS PARA AQUICULTURA: IDENTIFICAÇÃO E COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL
Palavras-chave:
Nutrição animal, Ração, Composição centesimal, Biomassa vegetalResumo
As macrófitas aquáticas despontam como uma alternativa promissora de recurso alimentar, apresentando potencial para contribuir simultaneamente com a nutrição animal e com a sustentabilidade na gestão dos ecossistemas aquáticos. Sua utilização representa uma estratégia integrada que pode aliar produtividade zootécnica à conservação ambiental. Neste contexto, objetivou-se com o presente estudo realizar a identificação botânica e a avaliação do perfil nutricional de duas espécies de macrófitas aquáticas presentes em lagos no município de Laranjeiras do Sul – PR, com o propósito de investigar seu potencial como insumo alternativo na formulação de dietas voltadas à aquicultura. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos e Laboratório de Botânica da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul - PR. Parte do estudo foi a confecção de um herbário para identificação das duas espécies coletadas. Adicionalmente, foi realizada a determinação da composição nutricional (umidade, proteína bruta, extrato etéreo, cinzas e fibra bruta) das macrófitas. As análises de composição centesimal das duas espécies de macrófitas identificadas, E. crassipes e N. caerulea, evidenciam perfis nutricionais promissores para aplicação na alimentação animal, sugerindo-as como fontes alternativas na formulação de rações. Entretanto, se faz necessário a continuidade de estudos a fim de avaliar os efeitos da utilização dessas macrófitas em diferentes contextos produtivos do setor aquícola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).