COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E VALOR CALÓRICO DE VEGETAISORGÂNICOS PARA POTENCIAL UTILIZAÇÃO EM DIETAS AQUÍCOLAS
Palavras-chave:
Piscicultura orgânica, ingrediente alternativo, valor nutricional , raçãoResumo
A utilização de subprodutos oriundos da produção agroecológica na formulação de rações orgânicas para peixes agrega valor ao produto, caracterizando sistemas de produção mais sustentáveis. Assim, objetivou-se avaliar o potencial da utilização de vegetais orgânicos oriundos da agricultura familiar na preparação de dietas aquícolas, por meio da verificação da composição nutricional. Foi realizado levantamento de produtores orgânicos certificados do município de Laranjeiras do Sul-PR e visita a seis propriedades familiares rurais do grupo Recanto da Natureza, que desenvolvem agricultura agroecológica com certificação participativa pela Rede Ecovida. Verificou-se, então, quais alimentos produzidos e/ou frutas nativas poderiam ser destinados à alimentação dos peixes de forma direta, in natura, ou como ingredientes em dietas formuladas. Foram obtidas amostras dos principais produtos orgânicos certificados produzidos pelas famílias. A partir das análises de composição centesimal e de energia bruta dos alimentos e coprodutos avaliados, foi possível conhecer o valor nutricional e identificá-los como alimentos potenciais para utilização na alimentação de peixes em sistemas aquícolas. A mandioca, folha de mandioca, batata doce e a folha de batata doce podem ser utilizadas em dietas formuladas para peixes. No entanto, estudos avaliando a inclusão desses ingredientes alternativos em dietas para diferentes espécies de peixes devem ser realizados. A oferta in natura do alface, repolho e folha da couve-flor para espécies de peixes herbívoros e onívoros é uma boa alternativa para destino da produção excedente ou que não foi possível a comercialização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).