DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA MEDIR A LOCOMOÇÃO DE COLÊMBOLOS: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR EM ENSAIOS DE COMPORTAMENTO DE FUGA
Palavras-chave:
Fipronil, Folsomia candida, Imidacloprid, Locomoção, Teste de fugaResumo
Inseticidas de ação neurotóxica podem comprometer a mobilidade de colêmbolos, o que pode mascarar seus efeitos em testes de evitação ISO 17512-2. Com o intuito de contornar essa limitação, foi desenvolvida uma metodologia complementar para avaliar a locomoção de Folsomia candida exposto a solos contaminados com imidacloprid e fipronil (0, 1, 2, 4, 8 e 16 mg de ingrediente ativo (i.a.) kg⁻¹ de solo seco), utilizando registros em vídeo analisados no software Kinovea®. Não foi observada resposta de fuga, mas sim uma aparente “preferência” pelos solos contaminados, associada a uma redução significativa na distância percorrida (18–38% para imidacloprid e 29–58% para fipronil) em relação ao controle. Os resultados evidenciam que a análise de locomoção é uma ferramenta promissora para detectar efeitos não identificados pelos ensaios padrão de evitação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).